Canto Pré-natal em português

Origem

O canto prénatal é uma pratica vocal que segue  uma orientaçao  da  « Psycophonia » criada pela francesa Marie Louise Aucher nos anos 60.

Professora de canto, o fato que algumas alunas estiveram gravidas, a motivou à se interessar pela maternidade.

A partir de 1976, o professor Michel Odent da maternidade do hospital de Pithiviers a convida dirigir um grupo de canto pré-natal às mamaes desta maternidade. No mesmo ano um grupo começa na maternidade de Les Lilas (periferia de Paris).

Fondamentos do canto pré-natal

Esta pratica vocal baseada na consciencia corporal se constitue de 3 pontos :

-       bem estar durante a gravidez

-       elementos que permetem a  comunicaçao  com o bébé in utero

-       propostas para acompanhar  os diferentes estados de gestaçao, o momento do parto e pos parto

O bem estar e a consciencia corporal

A gravidez é um momento privilegiado para cantar, pois durante estes 9 meses , a atençao  dada ao corpo é intensa. A mudança permanente pede uma adaptaçao que nem sempre é facil. Assim o canto permite aborda resta mudança de uma maneira mais ludica.

O trabalho corporal da voz através do corpo  desenvolve  (amelhora) a consciência corporal através dos exercercicios vocais variados:

-        vibraçao ligadas à recepçao e emissao sonora

-       a musculatura do apoio : os pés, as pernas, os abdominais, as costas, os musculos da expiraçao

-       respiraçoes diversas

-       ajustamento (regulagem) do movimento da bacia

-       a fonaçao

Estes exercicios sao propostos com ligaçao à pedagogia da psicofonia desenvolvida por Marie Louise Aucher

Os laços com o bebé

O canto pré-natal tranmite ao bebé in utero as vibraçoes da voz de seus pais. E uma marca profunda. O repertorio especifico de cançoes de gravidez , de cançoes de ninar, de cançoes poéticas, ricas de imagens mentais , favorisa os laços, a comunicaçao, a complicidade, a criaçao de momentos privilegiados com o bebé na barriga. Este responde à sua maneira e ja tem preferências à um tipo de cançao.

O parto

A respiraçao é inseparavel  do canto . A pratica regular de exercicios vocais prépara aos momentos de contraçoes . A respiraçao é tranformada em som , o que permite   melhor gérar a saida do ar  e de aproveitar dessa vibraçao como uma massagem sonora na regiao da bacia.

A voz muda durante a gravidez ,  em funçao dos   hormonios  e o desenvolvimento do tamanho do utero . No final da gravidez e durante o parto , a mulher pode cantar sons tao graves que ela nao podera cantar depois da gravidez. Estas notas correspondem à regiao da bacia na escala das resonancias .

O pos-natal

O bebé depois do nascimanto rencontra com prazer as vozes dos pais e as melodias que ouvia quando estava na barriga de sua mae. E uma ligaçao entre a antes e o depois. Todos os exercicios  de consciencia corporal sao refeitos e adaptados para ajudar a jovem mamae a ressentir seu corpo sem o bebé  e continuar a acompanhar suas mudanças.

Curso de Iniciação em CANTO PRÉ-NATAL 1° modulo

Turma Sao Paulo – Brasil 21 – 24 Julho 2018
Baixat el formulario

Curso de Formação em CANTO PRÉ-NATAL 2° modulo

Turma SAO PAULO – Brasil 26 – 29 Julho 2018
Baixat el formulario